Escolha uma Página

A operadora de Internet via satélites Starlink superou a marca dos 600 mil usuários ativos no Brasil neste mês de outubro. De acordo com dados divulgados pelo grupo, o número representa o somatório de clientes residenciais e empresariais. 

“A empresa também registra maior penetração per capita nas regiões Norte e Amazônia Legal, onde o serviço tem sido utilizado para conectar comunidades rurais, postos de saúde e operações de emergência em áreas sem cobertura de fibra óptica”, informou a operadora.

A companhia também diz já conectar mais de 7 mil escolas públicas em todas as regiões do País.

Diferença nos números

Apesar do número de 600 mil usuários ativos, o painel de informações públicas da Anatel ainda reporta para a Starlink cerca de 422 mil acessos (referentes ao mês de agosto deste ano).

Sobre essa diferença, a operadora informou ao TELETIME que os números divulgados pela agência brasileira costumam ter atraso de algumas semanas ou até meses em relação à base atual da empresa. Isso significa que, quando o painel da Anatel exibe dados de agosto, normalmente aqueles números refletem informações da Starlink de junho ou julho.

Além disso, a Starlink também citou “diferenças metodológicas” na forma como a agência contabiliza determinados tipos de clientes — como, por exemplo, “acessos em roaming ou com características corporativas”.

O anúncio do novo marco da empresa no Brasil chega ao mesmo tempo em que a operadora registra aumento de mais de 50% na média global de velocidade de download: era de 145 Mbps em janeiro e passou para 220 Mbps em outubro.

FONTE: TELETIME