A Cloudflare, empresa global de redes de distribuição de conteúdo, sofreu instabilidades na manhã desta terça-feira, 18, que afetaram diversos serviços na Internet ao redor do mundo, incluindo no Brasil.
Nas últimas horas, populares ferramentas como o X, o ChatGPT e mesmo a plataforma Downdetector (que indica quando serviços online ficam fora do ar) tiveram as atividades comprometidas. Serviços da AWS, a divisão de nuvem da Amazon, também apresentaram instabilidade, bem como diversos sites de notícias brasileiros.
Uma primeira atualização sobre a ocorrência foi reportada pela rede de CDNs às 8:58 do Horário de Brasília. Já às 10:09, a empresa indicou ter identificado a raiz do problema, relacionada a instabilidades na plataforma Cloudflare Access e no serviço de segurança de tráfego WARP.
Na prática, um bug latente em um serviço que sustentava a capacidade de mitigação de bots começou a apresentar falhas após uma alteração de configuração de rotina, explicou mais tarde a direção da empresa.
Em status compartilhado pela Cloudflare às 11:42 do Horário de Brasília, a companhia afirmou acreditar que o incidente estava resolvido; alguns clientes, contudo, seguiram a enfrentar problemas. Já por volta das 14:44 a empresa apontou que os serviços da Cloudflare estavam operando normalmente, sem observância de erros ou de latência na rede. Um update final do incidente deve ser divulgado assim que investigações forem concluídas.
Pedido de desculpas
Em nota publicada na rede social X, Dane Knecht, CTO da Cloudflare, pediu desculpas a parceiros por conta do incidente:
“Não vou usar meias palavras: hoje mais cedo, falhamos com nossos clientes e com a Internet em geral quando um problema na rede da Cloudflare afetou um grande volume de tráfego que depende de nós. Os sites, empresas e organizações que dependem da Cloudflare dependem da nossa disponibilidade e peço desculpas pelo impacto que causamos.
A transparência sobre o ocorrido é importante, e planejamos compartilhar uma análise mais detalhada em algumas horas. Resumindo, um bug latente em um serviço que sustenta nossa capacidade de mitigação de bots começou a apresentar falhas após uma alteração de configuração de rotina que fizemos. Isso causou uma degradação generalizada em nossa rede e outros serviços. Não se tratou de um ataque.
O problema, o impacto causado e o tempo de resolução são inaceitáveis. Já estamos trabalhando para garantir que não aconteça novamente, mas sei que isso causou transtornos reais hoje. A confiança que nossos clientes depositam em nós é o que mais valorizamos e faremos o que for preciso para reconquistá-la”.
FONTE: TELETIME
