A operadora de infraestrutura IHS está enxergando um bom momento, que ele chama de “tempestade perfeita”, para o compartilhamento no setor de telecomunicações no Brasil, graças a uma conjunção de fatores regulatórios, macroeconômicos e financeiros que têm impactado empresas do setor.
O cenário foi apontado por Rafael Podestá, chief revenue officer da IHS Latam, durante o evento TELETIME Tec, realizado em São Paulo nesta terça-feira, 25. “Vivemos um momento de demanda muito grande por infraestrutura de uma forma geral”, resumiu o executivo, apontando uma confluência de fatores que, apesar de desafiadores, só reforçam a necessidade de compartilhamento.
Entre eles, as obrigações regulatórias das operadoras para cobertura 5G, as “taxas de juros muito altas” que dificultam investimentos próprios das teles e também a pressão vivenciada por essas empresas para reduzirem custos operacionais (opex) e de leasing.
Neste sentido, a IHS relata estar implementando projetos para as três grandes teles e também para provedores regionais. Entre os principais clientes da operadora está a TIM, inclusive com um grande contrato recente de até 3 mil torres. Um dos objetivos do acordo é reforçar a cobertura em rodovias.
Com a TIM, a IHS ainda possui a joint-venture I-Systems, para operação neutra no mercado de banda larga. Segundo Podestá, são cerca de 9 milhões de casas passadas com a infraestrutura de redes neutras.
Edge
A IHS também vê momento propício para soluções em modelos inovadores, como sistemas de antenas distribuídas (DAS), onde a empresa tem crescido. Em paralelo, outra oportunidade vislumbrada é a instalação de edge data centers nas próprias torres de telecomunicações utilizadas pelo setor.
Podestá apontou que a operadora já está envolvida em testes da tecnologia, começando pela cidade de Brasília. A ideia é entender quando é interessante agregar os mini data centers às torres, como forma de deixar conteúdos mais próximos do usuários ou mesmo habilitar capacidade de processamento para tecnologias emergentes.
FONTE: TELETIME
