Escolha uma Página

A Brisanet assumiu em setembro a liderança no mercado de banda larga entre as empresas consideradas prestadoras de pequeno porte (PPP), e a quarta colocação no segmento contando as grandes empresas.

A operadora nordestina registrou adição líquida de 4,5 mil clientes, fechando setembro com 1,53 milhão de assinantes, de acordo com dados reportados à Anatel por prestadores de Internet fixa.

Desse total, os dados apontam que a Brisanet conta com 1,49 milhão de clientes atendidos por redes de fibra óptica. Além disso, há 42,5 mil assinantes que contratam o serviço FWA, tecnologia que usa o 5G como banda larga fixa.

A liderança da Brisanet entre as PPPs ocorre porque a empresa superou a Giga+, marca comercial da Alloha Fibra.

Em setembro, a Giga+ registrou a perda de 31 mil clientes, com a base diminuindo para 1,51 milhão de acessos. Em janeiro deste ano, a empresa chegou a ter 1,68 milhão de assinantes.

De acordo com dados reportados à Anatel, o mercado de banda larga como um todo chegou a 53,71 milhões de assinantes em setembro. O número aponta alta de 3% em 12 meses.

Grandes grupos

O mercado de banda larga também registrou outros marcos interessantes em setembro. A líder de mercado Claro, por exemplo, atingiu a marca simbólica de 10,5 milhões de clientes de Internet fixa. No nono mês de 2025, a tele registrou a adição líquida de 31 mil assinantes.

Do total de acessos, pouco mais de 8 milhões são conectados via cabo coaxial, enquanto a fibra óptica é a tecnologia utilizada para prover conectividade a 2,41 milhões de clientes. Vale lembrar que a Claro chegou a 10 milhões de assinantes de banda larga em janeiro de 2024 e é a única empresa a ter alcançado tal marca.

A Vivo, mais uma vez, liderou em adição mensal de clientes. A marca da Telefônica Brasil ampliou a carteira com 61 mil novos assinantes, chegando a 7,86 milhão.

Nesta semana, o CEO da operadora, Christian Gebara, afirmou que não vê sinal de desaceleração na banda larga, demonstrando otimismo, inclusive, com a ocupação da rede da FiBrasil.

Carteira da Oi, resultado da TIM

O painel de dados da Anatel segue reportando a Oi como prestadora de banda larga, apesar de a carteira de clientes ter sido vendida para a V.tal – a operação é realizada pela marca Nio.

De todo modo, a carteira atribuída à Oi fechou setembro com 3,94 milhões de acessos, baixa mensal de 73 mil clientes em relação a agosto.

Observando apenas os números de fibra óptica – operação, portanto, nas mãos da Nio –, houve desconexão de 67 mil acessos. A base reportada é de 3,77 milhões.

Dessa forma, nota-se que ainda restam 155,2 mil clientes conectados com cabo metálico, carteira ainda pertencente à Oi. Neste caso, também houve queda no mês: menos 5,5 mil clientes.

Entre as teles, a TIM possui uma participação menor no setor de Internet fixa. Em setembro, o serviço da tele ganhou cerca de 9 mil usuários, com a carteira totalizando 829,4 mil acessos.

Turma do milhão

Entre as empresas com mais de 1 milhão de acessos, a Desktop registrou a adição de cerca de 6 mil clientes em setembro, fechando o mês com 1,19 milhão – vale lembrar, a Claro está negociando uma eventual compra do provedor paulista.

Brasil TecPar ampliou a base com 1 mil clientes, totalizando 1,08 milhão. O número ainda não contabiliza os 223 mil acessos da Allrede, provedor cuja incorporação já foi concluída.

Vero, por sua vez, teve perda de 6 mil clientes, ficando com uma base de 1,36 milhão assinantes.

Demais operações

Starlink, serviço de conectividade via satélite da SpaceX, registrou a adição líquida de 21 mil usuários em setembro. A base reportada é de 443,4 mil acessos. A empresa, contudo, já antecipou que chegou a 600 mil assinantes no Brasil no mês de outubro. A justificativa da empresa para a diferença é que os dados da Anatel não incluem os acessos empresariais e contratos públicos.

Unifique fechou setembro com 823,4 mil assinantes, ampliando a carteira com 2,5 mil clientes no mês. Em breve, a base da operadora vai superar a marca de 850 mil usuários, tendo em vista a aquisição de três provedores anunciada no último sábado, 1.

Ligga também teve resultado levemente positivo em setembro. A operadora paranaense firmou 1 mil novos contratos, chegando a 342,1 mil clientes ativos.

Já as bases da Alares e da Mhnet ficaram praticamente estáveis, com 797 mil e 313,5 mil clientes, respectivamente.

A Algar registrou a desconexão líquida de 4 mil acessos, encerrando o nono mês de 2025 com 830,4 mil assinantes.

Mercado geral

De acordo com dados reportados à Anatel, o mercado de banda larga chegou a 53,71 milhões de assinantes em setembro. O número aponta alta de 3% em 12 meses.

Na comparação com agosto, quando o mercado totalizava 54,35 milhões de acessos, os dados indicam baixa de 1,2%. Entretanto, os dados de setembro ainda são preliminares, uma vez que parte dos provedores de serviços de Internet (ISP) costuma atrasar o envio de relatórios ao órgão regulador. A Anatel, como todos os meses, deve revisar os números.

Inclusive, o dado preliminar de agosto indicava 53,36 milhões de acessos. Ou seja, 1,09 milhão a menos do que o apurado após a revisão.

FONTE: TELETIME