Líderes no mercado de banda larga, tanto a Claro como a Vivo aceleraram a adição de clientes em outubro, sendo que a última obteve a melhor marca do mês. Entre as demais empresas, a única com resultados comparáveis às grandes foi a Starlink.
No caso da marca da América Móvil, a Claro chegou a 10,54 milhões de assinantes de banda larga, com o incremento de 39 mil acessos no décimo mês do ano, saldo positivo superior ao apurado em setembro (+31 mil).
Já a Vivo alcançou 7,93 milhões de clientes, reportando uma adição de 65 mil acessos à base em outubro. O dado também mostra aceleração na comparação com o mês anterior (+61 mil).
Em termos de ampliação de base, a Starlink, operação de banda larga via satélite da SpaceX, reportou 50 mil novos assinantes em outubro, ficando atrás somente da Vivo.
A base oficial chegou a 493 mil acessos – embora a empresa já tenha manifestado que atende mais 600 mil clientes no Brasil, em dados que diferem dos reportados à Anatel.
Mercado
O mercado de banda larga totalizou 53,1 milhões de clientes em outubro, baixa de 2,3% em relação a setembro, quando o número de assinantes do serviço de Internet fixa somava 54,34 milhões, indica o painel de acessos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Vale lembrar que os dados de outubro deste ano ainda são preliminares, uma vez que parte dos provedores costuma atrasar o envio de relatórios ao órgão regulador. Inclusive, o dado preliminar de setembro indicava 53,71 milhões de assinantes, cerca de 630 mil a menos do que o número revisado (54,34 milhões).
Antiga carteira da Oi
Apesar de a V.tal ter adquirido a carteira de clientes de fibra óptica da Oi, cuja operação é atualmente conduzida pela marca Nio, o painel de dados da Anatel ainda segue reportando a Oi como operadora de Internet fixa.
Assim, a carteira atribuída a tele fechou outubro com 3,83 milhões de acessos, baixa mensal de 79 mil clientes.
Se observada apenas a operação de fibra – ou seja, operação que pertence à Nio –, a base soma pouco mais de 3,7 milhões de acessos. Sendo assim, houve a desconexão de 72 mil clientes de fibra somente em outubro.
Já a operação de cabo metálico, ainda com a Oi, totaliza 149 mil casas conectadas. Também houve baixa mensal neste segmento, na ordem de 6 mil acessos.
Altos e baixos na turma do milhão
Entre as prestadoras de pequeno porte (PPPs) com mais de 1 milhão de acessos, destacaram-se em outubro a Brisanet e a Desktop. Ambas incrementaram a base com cerca de 7 mil novos assinantes.
A Brisanet, inclusive, líder entre as PPPs desde setembro, manteve o posto, chegando a 1,54 milhão de clientes de Internet fixa. A Desktop, por sua vez, bateu a marca de 1,2 milhão.
Outro destaque positivo foi a Brasil TecPar, que reportou ampliação orgânica de 4 mil acessos em outubro, totalizando 1,08 milhão de clientes. Mas a Allrede, provedor adquirido mas cujos números não foram integrados, fechou o décimo mês do ano com 234 mil assinantes (+11 mil). Sendo assim, a TecPar conta com uma base de ao menos 1,31 milhão de clientes.
Pelo lado das desconexões, a Giga+, marca comercial da Alloha Fibra, reportou saldo negativo de 18 mil clientes em outubro, fechando o mês com 1,49 milhão de assinantes – em linha com o processo de limpeza de base relatado pela diretoria ao TELETIME.
A Vero, por sua vez registrou baixa de 5 mil acessos. Com isso, a carteira totalizou 1,36 milhão de clientes ativos em outubro.
Ampliação de base
Entre demais operações regionais do País, a Algar ativou 8 mil novos clientes, chegando a 838,2 mil.
A Unifique, por sua vez, ganhou cerca de 4 mil acessos orgânicos, fechando outubro com 827,5 mil casas conectadas. A empresa deve registrar ampliação de base na ordem de 33 mil novos acessos em novembro, tendo em vista a aquisição de três operações localizadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A TIM possui uma operação menor que as demais teles nacionais no setor de banda larga. De todo modo, seguiu ampliando a carteira, com 8,4 mil novos assinantes em outubro (pouco menos do que os 9 mil contratos assinados em setembro). A base chegou a 837,9 mil acessos.
Ainda em outubro, a Alares e a Ligga incrementaram as bases com aproximadamente 1 mil novos clientes, chegando a 798 mil e 343,3 mil, respectivamente. A Mhnet ficou estável, com 313,2 mil acessos.
Por fim, nota-se que as operações do grupo argentino Werthein (controlador da Sky), Zaaz (199 mil) e Proxxima (235 mil), cujo processo de fusão e aquisição (M&A) foi anunciado na semana passada, somam 434 mil clientes ativos em outubro, quando unidas as bases das duas empresas.
FONTE: TELETIME
