A pesquisa TIC Domicílios 2025 divulgada nesta terça-feira, 9, investigou o limite ao uso da Internet devido a restrições de alguns planos de dados para celular. Aproximadamente 64 milhões de brasileiros, que representam 39% das pessoas que têm telefone celular, afirmaram que seu pacote de dados acabou ao menos uma vez nos últimos três meses.
Os dados da pesquisa foram coletados entre março a agosto deste ano. O problema afeta em maiores proporções os usuários de planos pré-pagos, modalidade mais comum entre a população de baixa renda (61% das pessoas nas classes D e E que possuem telefone celular têm essa modalidade de plano).
Entre as pessoas que passaram por essa situação, 41% só conseguiram usar aplicativos específicos (como aqueles aplicativos patrocinados) e 39% ficaram sem acesso a aplicativos que costumavam usar.
“Os novos indicadores da TIC Domicílios sobre o pacote de dados da rede móvel trazem uma contribuição importante para o debate sobre conectividade significativa, reforçando que não basta simplesmente ter acesso, é preciso que a qualidade desse acesso permita às pessoas se apropriarem dos benefícios oferecidos pelo ambiente online”, pontua Fabio Storino, coordenador da pesquisa TIC Domicílios.
FONTE: TELETIME
