A Eutelsat encomendou com a Airbus Defence and Space um novo lote de satélites de órbita baixa (LEO) para a constelação OneWeb. A fabricante ficará responsável por fornecer mais 340 artefatos ao sistema, além de um pedido de 100 unidades feito ainda em 2024.
Com os equipamentos, a operadora de serviços pretende reforçar e modernizar sua frota. As adições complementarão os cerca de 600 satélites já em operação para serviços de Internet de alta velocidade, além de garantir continuidade operacional ao substituir gradualmente equipamentos que se aproximam do fim de sua vida útil.
Eutelsat e Airbus já possuem um relacionamento de longa data. Os satélites mais recentes da OneWeb deverão incorporar atualizações tecnológicas, incluindo canalizadores digitais avançados, que, segundo a empresa, aumentam a capacidade de processamento, a eficiência e a flexibilidade.
A Eutelsat também sinalizou que pretende explorar novos casos de uso com essas capacidades adicionais, expandindo sua atuação para além do segmento B2B.
A Airbus irá fabricar os novos satélites LEO em uma nova linha de produção instalada em uma unidade em Toulouse, na França, com entregas previstas para começar no fim do ano.
FONTE: TELETIME
